Associação Nadia Rúbio Bacchi

ONG Florescer

 

A associação Nadia Rubio Bacchi, entidade sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, inscrita no CNPS sob o nº 54.710.249/0001-10, declarada de utilidade Pública Federal pela Portaria nº 2.723 de 29 de setembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União de 30 de setembro de 2004 e certificado concedido pelo Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Justiça, objetiva, sobretudo, a Ação Comunitária.

Em 1990 a Associação Nadia Rubio Bacchi criou a ONG Florescer.

 

ONG FLORESCER

 

A ONG FLORESCER, foi criada em 11 de junho de 1990, no município de São Manuel, interior paulista, com o principal objetivo de unir a comunidade através de ações comunitárias, sanando, em partes, a carência de convívio social, principalmente das crianças e jovens.

Atuou nesta cidade até 1992, realizando eventos junto à sociedade, angariando fundos e repassando-os às entidades necessitadas por exemplo ao Asilo dos Velhinhos, Lar Anália Franco, Vila Vicentina e Creches.

De 1993 a 1994, a Associação foi transferida para a cidade de Ribeirão Preto, trabalhando sempre na mesma linha de conduta, angariando fundos e repassando-os aos necessitados: Comunidade Cristo Ressuscitado e Paróquia de Santo Antônio.

Em 1995 a ONG FLORESCER é transferida para São Paulo e se fixando na favela Paraisópolis – segunda maior favela da capital -, na zona sul da cidade no bairro do Morumbi que possui uma população estimada em 70.000 habitantes, dos quais 30% são crianças de 0 a 14 anos.

Nesta caminhada, a ONG FLORESCER pôde definir seus objetivos, optando pela população específica de Paraisópolis.

 

 

CENTRO DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

 

Depois de muita luta foi inaugurado o CENTRO DE INTEGRAÇÂO COMUNITÁRIA que atende hoje 850 crianças e poderia atender muito mais.

Apesar da ONG Florescer orgulhar-se da sua atuação nesta longa trajetória temos consciência de que ainda a muito por fazer.

O interesse e desempenho das crianças são notáveis, a evasão escolar é quase nula, e, a lista de espera para o início de novas turmas é muito grande.

Os cursos visam a inclusão social das crianças e jovens promovendo acessos as novas tecnologias, conhecimento e estimulando sua capacidade de solucionar conflitos além de desenvolver o sentido de cooperação e co-responsabilidade.

 

 

PROJETO RECICLA JEANS

 

O Projeto Recicla Jeans: nasceu dentro da Ong Florescer em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com o Programa Bolsa Trabalho da SDTS – Secretaria de Desenvolvimento do Trabalho e Solidariedade e a Unesco. Nadia Rubio Bacchi fundadora da entidade, lançou para esses jovens o Projeto “Recicla Jeans”.

O projeto inicial foi formado por 40 jovens do Programa Bolsa Trabalho que contaram com uma bolsa auxílio paga em dinheiro pela Prefeitura do Município de São Paulo.

O Projeto Recicla Jeans consiste na criação e confecção de peças e acessórios a partir da reciclagem de jeans e resíduos têxteis.

Este projeto, é um projeto ambicioso que democratiza a moda, colocando-a a serviço de uma comunidade carente de recursos mas cheia de criatividade.

Todos os profissionais da oficina de reciclagem e da própria Ong são moradores da comunidade que são remunerados cada um em sua função.

A Ong Florescer além de oferecer educação ainda gera empregos aos moradores da comunidade de Paraisópolis, também uma fonte constante de pesquisas para estudantes universitários.

A Ong não conta com nenhuma ajuda governamental, sustenta-se através de eventos e parcerias.

A Ong mantém em seu espaço a Oficina Mãe e Show room dentro da Comunidade de Paraisópolis com 30 funcionários trabalhando direta e indiretamente sendo todos da comunidade. Possui também uma loja no Shopping D (zona norte de SP), espaço este sem custo com contrato assinado por período indeterminado desde 15/12/05, uma franquia de oficina de costura em Belo Horizonte.

Parcerias

  • Designer do Mackenzie através do professor Ivo Pons com desenvolvimento de produtos.
  • FMU

Prêmios

  • Top Of Busines 2004
  • Revelação Nacional 2004
  • Quality Internacional 2005-09-29

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS
Brasil

  • Natura
  • Unilever
  • Senai
  • Fenit
  • TV Globo

Exterior
  • Seminário Um Novo Brasil a Caminho – O Ambiente em Milão – Itália
  • Feira SIMM em Madri – Espanha
  • Design Possível – Brasil X Itália

Atualmente o Projeto Recicla Jeans, por falta de apoio e recurso financeiro, conta apenas com a participação das mulheres da comunidade.

 

 

SEJA UM PARCEIRO AMIGO

 

Dentre todas as dificuldades da ONG Florescer, que aliás não são poucas, a maior delas é conseguir um parceiro amigo que tenha consciência de seu papel social.

Muitos tem essa consciência e não a exercitam, muitos sabem dos problemas das comunidades carentes e nada fazem.

É difícil entender as mobilizações que são feitas para ajudar as vitimas de várias catástrofes mundiais, quando temos a nossa própria catástrofe – a miséria e a desinformação. Não que essas vítimas também não precisem ser ajudadas, mas, poderíamos ser solidários também em nosso país e com a nossa gente.

A solidariedade trás para sua empresa apenas vantagens: reconhecimento social, abatimento no Imposto de Renda, publicidade, divulgação e sorrisos muitos sorrisos.

Seja um parceiro amigo, adote as crianças da ONG Florescer.

 

ONG FLORESCER

 

A Associação Nadia R. Bacchi (Ong Florescer) foi fundada em 1990 na cidade de São Manuel (interior de São Paulo) pela empresária Nadia Bacchi com o objetivo de prestar serviços a Cidade.

Em 1995 se instalou na comunidade de Paraisopolis - Morumbi (2ª maior favela de São Paulo com 85.000 habitantes).

A ONG Florescer instituição sem fins lucrativos e tem como objetivos contribuir de forma social com a comunidade de Paraisopolis, prestando serviços referentes à educação, esporte, lazer, profissionalização e cultura, resgatando à dignidade, o respeito e à convivência familiar e comunitária.

Além de colaborar para o desenvolvimento educacional e psicológico das crianças, muitas descobriram talentos ocultos e novas profissões.

A ONG Florescer começou sua “plantação”, com a fundação do Centro de Integração Comunitária. Com ele, crianças e jovens da comunidade passaram a contar com um espaço fixo para suas aulas, onde recebem reforço escolar, computação, inglês, teatro, dança, violão e futebol, praticam atividades recreativas e mesmo cursos profissionalizantes, sempre ministrados por voluntários.

Os resultados desse esforço comunitário vêm sendo positivos e a receptividade das famílias tem sido bastante grande. Hoje, a ONG Florescer atende cerca de 850 crianças de 06 a 16 anos e outras formam uma disputada fila de espera pela abertura novas vagas!

 

RECICLA JEANS

 

Em 2003 criou o Recicla Jeans projeto social e ecologicamente correto. Trata-se de um trabalho ambicioso que democratiza a moda, colocando-a a serviço de uma comunidade carente de recursos, mas cheia de criatividade.

Recicla Jeans é moda, consciência e responsabilidade social. O Projeto Recicla Jeans faz parte da ONG Florescer, onde moradores da comunidade confeccionam peças exclusivas de jeans reciclados e resíduos têxteis. A renda adquirida com a venda das peças é destinada para a manutenção da ONG.

A Ong Florescer tem como meta para 2009 inaugurar seu centro de formação de pessoal e desenvolvimento de produtos utilizando a estrutura já existente e ampliando-a com a construção de uma nova oficina com aulas de estilo, modelagem, corte e costura e bordados, incluindo uma lavanderia e copa. Teremos assim um pequeno complexo que permitirá a formação de mais profissionais para o mercado de trabalho e conseqüentemente uma maior e melhor produção além de desenvolver novos produtos para o mercado, possibilitando uma maior geração de emprego e renda.

Estimularemos o crescimento profissional e pessoal, colaborando de maneira efetiva com a preservação da natureza e a sustentabilidade do planeta.

 

Associação Nadia R. Bacchi
Rua Manoel Antonio Pinto, 500 - Paraisópolis - Morumbi - São Paulo/ SP
CEP 05663-020
Informação sobre o Projeto:
Lia Aguilar – Tel: 11 3746-9846
e-mail: projflorescer@uol.com.br

 

 

 

. Responsabilidade Social

Essa página é um espaço para ONGs e Projetos Sociais que merecem sua atenção e contribuição.

- Comunicado SAMU
- Retiro dos Artistas
- Corrente do Bem / Medula Óssea
- Mãe da Sé

 

 

. Telefones Úteis

 

Serviços Públicos de Emergência



100 - Secretaria dos Direitos Humanos
180 - Delegacias da Mulher
181 - Disque Denúncia
190 - Polícia Militar
191 - Polícia Rodoviária Federal
192 - Serviço Público de Remoção de Doentes (ambulância)
193 - Corpo de Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
198 - Polícia Rodoviária Estadual
199 - Defesa Civil

 

Demais Serviços de Utilidade Pública

 

148 - Justiça Eleitoral
150 - Vigilância Sanitária
151 - Procon
152 - Ibama
153 - Guarda Municipal
154 - Detran
155 - Serviço Estadual
156 - Serviço Municipal
130 - Hora Certa
134 - Despertador Automático

 

 

. Contato

 

 

Ong Florescer
Maiores informações:
Telefone: 11 3746-9846
Site: www.ongflorescer.com.br/

 



 

. publicidade