A banana é um alimento quase que universal, é a fruta tropical mais consumida no mundo. Está presente desde a infância nas papinhas dos bebês, como também em receitas sofisticadas como os crepes flambados. Ela representa a quarta cultura mais importante do planeta, só perdendo para o arroz, trigo e milho. É uma fruta que dá o ano inteiro, amadurece lentamente, é fácil de consumir, versátil, com sabor levemente adocicado, consistência macia e com o custo acessível a todos.
A bananeira não é uma árvore, ela não possui tronco nem galhos; é, na verdade uma erva-gigante, a maior da face da Terra.
Além disto, a banana seja ela qual espécie for tem inúmeros benefícios à saúde desde casca, até a polpa, madura ou verde, como é o caso da Biomassa feita com a banana verde.

O QUE É BIOMASSA DE BANANA VERDE
O nome pode parecer estranho, mas não precisa se assustar. Trata-se de um “purê” que é feito com a fruta com ou sem casca, ainda verde, que pode ser usado como espessante em diversas preparações.
Como geralmente as pessoas estão acostumadas em comer a fruta madura, por falta de informação acabam perdendo uma ótima opção de introduzir na alimentação esta alternativa muito saudável.
A polpa da banana verde é rica em vitamina A, B1 (tiamina), B2(riboflavina), ácido nicotínico, sódio, potássio, magnésio, cobre, fósforo, enxofre, cloro e iodo. Por não apresentar nem sabor nem cheiro característicos antes de amadurecer, pode substituir a batata e as farinhas, inclusive o glúten para dar consistência nas receitas.
Como toda fruta ainda verde possui apenas 2% de açúcares e grande quantidade de amido, que no amadurecimento se converte quase todo em açúcares. Com a estrutura molecular maior é de difícil digestão, o amido do fruto é chamado de amido resistente. Quando é cozida, perde o tanino, elemento que marra na boca, mas mantém o amido resistente, que passa pelo sistema digestivo sem ser absorvido, devido á impossibilidade de quebra.
O amido resistente é considerado um prebiótico, pois fortalece e aumenta o número de bactérias boas na flora intestinal.

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE
• Saúde Intestinal: O amido resistente do alimento tem ação semelhante a das fibras, por isso a biomassa é eficaz para manter a saúde do intestino em dia. Ele ajuda a nutrir a mucosa intestinal, além de aliviar diarreias e contribuir no combate à prisão de ventre.
• Saúde do coração: Para quem sofre com colesterol alto, por exemplo, a biomassa é uma boa aliada. Além de reduzir os níveis de HDL na corrente sanguínea, o alimento ajuda a diminuir os triglicerídeos e a atua na redução da absorção de gordura.
• Fonte de vitaminas: Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce.
• Emagrecimento: A biomassa de banana verde ajuda emagrecer porque, além de ser de baixo teor calórico, ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras. Enquanto isso, o amido promove sensação de saciedade prolongada, já que é diferido lentamente pelo organismo.
• Diabetes: Por diminuir a absorção de glicose é uma opção muito boa para ser utilizados por Diabéticos, além de poder ser utilizado em receitas para substituir as farinhas que tem alto índice glicêmico, ou em shakes e vitaminas com a mesma finalidade.
• Celíacos ou sensíveis ao glúten: A Biomassa pode ser usada em substituição aos cereais, como trigo, aveia e centeio, e em receitas diversas, sem alterar a qualidade da mesma.
COMO FAZER
Processo Artesanal da Biomassa de Banana Verde
1- Despencamento, lavagem da banana verde uma a uma;
2 – Cozimento do fruto integral, casca e polpa em panela de pressão por 20 minutos, cobertas de água;
3 – Separação da casca e da polpa, com o fruto ainda quente;
4 – Moagem da polpa em processador elétrico ou liquidificador. Se estiver difícil de bater, acrescente um pouco de água. 5- Utilize a biomassa em seguida ou congele em formas de gelo ou faça bolinhas na quantidade de 1 colher de sopa. Em geladeira, tem validade de 3 a 5 dias e sob congelamento, até 3 meses. 6 – Descongele a biomassa em banho-maria (para não talhar) e só então junte às receitas. Pode ser usada congelada somente em smothies e sucos.

CONTRA INDICAÇÕES E RECOMENDAÇÃO
Não há restrições ao uso da biomassa a recomendação é uma colher (sopa) por dia do alimento. O sabor neutro e as baixas calorias facilitam a incorporação do alimento ao dia a dia.

ONDE USAR
A biomassa de banana verde já foi submetida a vários testes em receitas doces e salgadas e aprovada em todas. Pode ser utilizados em bolos, tortas, biscoitos, pudins, coxinhas, massa de pizza, pastel, sorvetes, mingaus, hambúrgueres, patês, etc.

Créditos:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp 11 97334-9847
E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br
Site: www.equilibrionutricional.com.br