O verão está próximo e como todo ano as pessoas acabam se submetendo a dietas da moda totalmente desequilibradas e extremamente restritivas para reduzir o mais rápido possível os quilos extras que adquiriram durante todo o ano com alimentos repletos de carboidratos, gorduras, industrializados e refinados. Este tipo de alimentação gera, além de prejuízos na estética, danos à saúde principalmente no enfraquecimento do sistema imunológico, deficiências nutricionais, perda de massa magra e energia. Chega ao final do ano e a maioria corre atrás destes prejuízos. Não há continuidade na alimentação equilibrada e o efeito sanfona se torna frequente.
Com o passar do tempo a dificuldade de emagrecer se torna cada vez maior pela adaptação e resistência do próprio organismo. O estresse físico e psicológico decorrente desta situação aumenta muito os níveis de substâncias tóxicas que comprometem todo o metabolismo. Sendo assim, o primeiro passo para quem quer emagrecer de forma saudável e manter seu peso durante todo ano – não só no Verão – é iniciar a Reeducação Desintoxicante.
Os alimentos funcionais utilizados na reeducação alimentar desintoxicante, além de nutrir ajudam a eliminar do organismo as substâncias indesejáveis e o excesso de gordura. Devemos lembrar que essas substâncias não ajudam em nada o organismo, são toxinas que possuem afinidade pelas gorduras, acumulando-se no tecido adiposo.
Os alimentos que ajudam a desintoxicar sempre ajudam a emagrecer também, podendo ser utilizados por pessoas que não precisam emagrecer ou até por aquelas que desejam ganhar peso. Toda alimentação que desintoxica pode emagrecer, porém nem toda orientação alimentar para emagrecer pode desintoxicar.
A alimentação desintoxicante tem por objetivo facilitar o trabalho dos órgãos responsáveis pelo processo de desintoxicação que são, em ordem decrescente de importância, os seguintes: Fígado, intestinos, rins, sistema linfático, pele e pulmões.

• Vegetais: salsão, couve, nabo, agrião, espinafre, repolho, brócolis, couve flor, couve de Bruxelas, pepino, erva doce, alcachofra;
• Frutas: limão, abacaxi, maçã, melão, romã, uvas vermelhas e roxas, lima da persa, carambola;
• Especiarias: gengibre, manjericão, hortelã, salsinha, cúrcuma;
• Chás: verde, branco, dente de leão, chapéu de couro, alcachofra;
• Ervas: silimarina e chlorella.

Créditos:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
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