Carnival

Você já programou seu carnaval? Já arrumou as malas? E a alimentação que vai fazer durantes esses dias de festa? Não?!. Geralmente as pessoas nem lembram desta parte, porém alguns preparos saudáveis e práticos podem evitar que os efeitos das bebidas, comidas, alto gasto energético, longa exposição ao sol, poucas horas de sono agridam de forma exagerada o organismo. Nessas situações de grande stress físico o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para contrair doenças e infecções. A sobrecarga do fígado pode ocorrer pelo consumo excessivo de bebida alcoólica e alimentos gordurosos. Para aproveitar o máximo dessa festa tão divertida e garantir a manutenção da saúde algumas dicas devem ser seguidas.

Preparação para o carnaval
A hidratação é fundamental para garantir disposição nesta época. Inicie a hidratação com antecedência. Para uma hidratação adequada, é necessária a ingestão diária de 2 a 3 litros de líquidos (água, sucos de frutas e água de coco). A hidratação deve ser feita não só antes, mas durante e após para repor tudo o líquido perdido.
Evite alimentos gordurosos, pois além de favorecerem o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, com a sensação de estufamento. Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou ovos.
Faça uma refeição ou um lanche “reforçado” com alimentos ricos em carboidratos integrais (pão, arroz, batata, mandioca, milho, tapioca, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia na hora da folia.
Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física, e evitar dores pos folia.
Durante a festa
• Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração, consuma muita água, chás gelados, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração.
• Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão dando a sensação de estomago pesado e de moleza.
• Alimente-se durante a festa e não fique mais que 4 horas sem se alimentar.
• Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas, aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosa: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool e a água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.
Após o carnaval
• Tenha uma boa “noite ou dia “de sono, o ideal é dormir pelo menos de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.
• Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e fibras tais como: frutas, verduras e legumes. Eles possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes perdidos no suor.
• Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C) que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas) ocasionada nesta condição de maior desgaste físico. Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras.
• Uma dieta desintoxicante, com muita água, limonada, água de coco, chá verde, sucos e alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados, ajudará a eliminara as toxinas que podem ter sido acumuladas durante o carnaval.
Tomando alguns cuidados com a alimentação é garantia de muita saúde e equilíbrio o ano todo!

Suco Energético
Indicação: Consumir antes da Festa

Ingredientes:
1 colher de sopa cheia de beterraba ralada
½ unidade de cenoura
1 copo médio de água de coco
1 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar
½ colher de café de guaraná em pó
1 colher de sobremesa cheia de semente de linhaça triturada
½ colher de sobremesa de mel de abelha
Rendimento: 1 Porção / 196,76 Kcal por porção

Créditos:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp 11 97334-9847
E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br
Site: www.equilibrionutricional.com.br