Todos os dias o organismo da maioria das pessoas enfrenta uma batalha contra vários ataques como: stress, poluição, agrotóxicos, excesso de atividades físicas, contato com grandes cargas de vírus, bactérias, e em contrapartida, o corpo tenta reagir fortemente para se proteger. Neste meio, um dos sistemas mais requisitados é o imunológico. Porém, dependendo da individualidade, da sobrecarga e do tempo exposto a estes fatores de risco, poderá haver um enfraquecimento do sistema imunológico.
Nosso sistema imunológico funciona como um exército, no qual os soldados que são os anticorpos e os radicais livres terão forças ou não de contra ataque, dependendo das condições individuais, nutricionais e ambientais. Caso o ataque seja maior que as condições de defesa, onde ocorre maior quantidade de radicais livres produzidas, o inimigo terá condições de se proliferar e vencer, causando então várias patologias, desde simples gripes até doenças como uma pneumonia.
A melhor maneira de ser armar é enriquecer a alimentação com alimentos que além de nos nutrir tenham propriedades funcionais que estimulem nosso sistema de defesa, ou seja, apostar em alimentos ricos em substâncias chamadas de antioxidantes que combatem prontamente o aumento de radicais livres nestas situações de ataques.
Os principais antioxidantes são as Vitaminas A, C, E além de minerais como selênio, zinco. Num bom arsenal também deve conter substâncias ativas, como: bioflavonóides, licopeno, catequinas, isoflavonas.
A Vitamina D, diz-se hoje, ser essencial para um sistema imunológico fortalecido. A deficiência desta vitamina pode desequilibrar nosso sistema imune, pois ela possui um mecanismo que estimula alguns núcleos de nossos genes para alterar sua função quando há algum ataque ou fornecer uma rápida resposta nas membranas celulares.

De onde recrutar este exército de antioxidantes?
Da sua própria geladeira! É, eles estão todos à sua frente e, muitas vezes você nem os dá atenção como deveria. Os alimentos são as principais fontes de antioxidantes.
A variedade que existe hoje é imensa, além disso, os alimentos ricos em antioxidantes são saborosos, muito melhor que se tivesse que ingeri-los apenas via medicamento (imagina!).

NUTRIENTES E ONDE ENCONTRAR
Vitamina C: Frutas cítricas e vegetais verde escuros: laranja, limão, acerola, kiwi, couve, brócolis
Vitamina A: Abóbora, cenoura, manga, brócolis, fígado, damasco e batata doce
Vitamina E: Germe de trigo, óleo de soja, arroz, milho, nozes, gema de ovo
Vitamina D: Manteiga, óleos vegetais (girassol, milho, canola), gema de ovo
Selênio: Castanha do pará,
Zinco: Carnes peixes, cerais integrais, feijões, nozes
Bioflavonoides: Frutas cítrica, vermelhas e vegetais verdes escuros, uvas, limão, espinafre
Licopeno: Frutas e legumes vermelhos, tomate, goiaba vermelha, caqui
Isoflavonas: Soja e derivados
Catequinas: Chá verde

Arme – se ainda mais com:
•Mel: contém flavonóides e compostos fenólicos, poderosos antioxidantes;
•Própolis: contém alto teor de flavonoides, com ação antimicrobiana, antiviral e antioxidante;
•Geleia Real: contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, além de cálcio, cobre, ferro, fósforo, Vitaminas D, E C;
•Alho: contém como substância ativa alicina que tem ação anti-infecciosa, anti-inflamatória;
•Cogumelos: principalmente shitake (lentinan), o maitake e o “cogumelo do sol” (Agaricus blazei). O cogumelo shiitake possui pequenas quantidades de um polissacarídeo chamado lentinan, responsável por estimular a produção de células de defesa, fortificando o organismo e ativando consequentemente o sistema imunológico. O cogumelo Agaricus blazei possui componentes que estimulam a produção de novas células de defesa do organismo, tais como as células B, que produzem anticorpos (células de defesa); as células T, que atacam as bactérias e vírus diretamente (imunidade celular) e as células natural killers (NK), que atacam qualquer invasão prejudicial. Por último, o cogumelo maitake que possui um polissacarídeo chamado betaglucan que também possuem a propriedade estimulante do sistema imunológico.

Créditos:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
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