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Os sucos realmente podem influir na saúde?
Os sucos são formas de consumir fibras, vitaminas e minerais de formas concentradas e variadas. Sabendo combinar os ingredientes certos eles podem ajudar a tratar, prevenir e até curar algumas doenças.
O ideal é tomar o suco assim ou tão logo que seja feito para não ocorrer oxidação de vitaminas. Então a maioria que toma café da manhã em casa pode tomar suco logo no desjejum, pois o corpo absorve melhor e já ajuda a desintoxicar, à noite na ceia também é interessante, pois durante o sono há a reparação e regeneração dos órgãos como o fígado e assim podemos obter o melhor aproveitamento das vitaminas. A tarde também, desde que seja fresco, é um bom horário.
Hoje a alimentação da maioria está pobre em fibras e ainda a maioria não consegue atingir a recomendação de consumo de 25gr/dia. Na forma de suco com vegetais esse consumo fica mais fácil, além disso, alimentos que são importantes, mas muitas vezes não são palatáveis para alguns, mas importantíssimos para a saúde podem ser mascarados pelas frutas. Claro, que as misturas devem ser sempre indicadas para as necessidades e objetivos de cada um. As vitaminas, fitoquímicos, minerais possuem caminhos bioquímicos que podem se contrapor e ai sim não cumprirem suas funções como esperado.

DESCRIÇÃO DOS BENEFÍCIOS DE ALGUNS INGREDIENTES
• Couve manteiga: Principais ingredientes do suco, as folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre) são ricas em substâncias antioxidantes, famosas por combaterem os radicais livres, que, em excesso, aceleram o envelhecimento da pele e do organismo como um todo. Outro componente valioso dos vegetais é o ácido fólico, vitamina do complexo B necessária para a manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos.
• Beterraba: BOA FONTE DE FERRO e óxido nítrico, assim ajuda na saúde sanguínea, além disso, o oxido nítrico ajuda n dilatação das artérias e fluidez sanguínea.
• Abóbora: fonte de vitamina A, essencial para a saúde visual. Também rica em carotenoides importantes para combater os radicais livres e manter a saúde da pele.
• Agrião: Considerado um superalimento por causa de seu conteúdo antioxidante, O agrião é rico em Vitamina C, Vitamina A e clorofila que são todos considerados poderosos antioxidantes. A Vitamina C é conhecida como um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer, estimula o sistema imunológico e combate o resfriado. A vitamina C também pode ser um tratamento eficaz para o escorbuto e catarata. Uma tigela de salada de agrião contém cerca de 50 mg de vitamina C.
• Salsão: é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro daquelas presentes na alface, por exemplo.
• Alho poró: Da mesma família do alho e da cebola, o alho poró que mais parece com a cebolinha possui vários nutrientes, vitaminas e minerais: vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Ele também pode ajudar no controle do colesterol.

Créditos:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
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