Sometimes you just need a beach day

É nessa época que a maioria das pessoas se dão conta que o ano já está chegando ao fim e a pressa em obter um corpo bonito para o verão faz com que loucuras na alimentação sejam feitas em busca, muitas vezes, de um milagre. Um grande erro!
A exposição ao organismo a grande privação, sinaliza uma eficiência de armazenamento, gera um estresse metabólico, podendo ocasionar graves sintomas e sinais, muitas vezes irreversíveis e com grandes chances de um rebote de ganho de peso posteriormente, uma vez que é impossível manter esta situação por muito tempo.
Estas dietas da “moda” ou altamente restritivas, com grandes deficiências calóricas e nutricionais, dificilmente pode ser mantida. O foco é apenas a redução de peso corporal a qualquer preço, onde a estética e a vaidade se sobrepõem à saúde.
Os três aspectos importantes para redução e manutenção do peso, não são considerados:

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, EXERCÍCIO FÍSICO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL.

NÃO SUBSTITUA NENHUMA REFEIÇÃO
A troca de refeições por sucos, sopas ou shakes não oferecem à mente e ao corpo a sensação de real saciedade, pois esta é estimulada também pelo processo de mastigação dos alimentos, quando ocorre a liberação de hormônios que lhe farão sentir-se satisfeito e com a sensação de que se alimentou.
Além disso, substituir uma refeição como almoço, jantar por caldos, sopas, sucos, shakes não é possível por muito tempo por mais esforço que haja, pois o corpo sentirá falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais à saúde e não são supridas apenas por essas fontes. Assim, não é um método duradouro.

HIDRATAÇÃO
Nosso corpo é formado de 70% de água, para um indivíduo chegar a desidratação, é porque não tem hábito de se hidratar regularmente, talvez não tenha uma alimentação rica em vegetais e frutas.
Dependendo do grau de desidratação o indivíduo poderá chegar ao óbito, pois todas as suas funções fisiológicas ficam comprometidas.
O consumo dos alimentos essenciais (verduras, frutas, legumes, cereais integrais) na forma de sopas, sucos, vitaminas, shakes, podem contribuir para a hidratação e fornecer e fornecerem nutrientes importantes como: carboidratos, vitaminas e minerais.

SISTEMA IMUNOLÓGICO
A exposição solar a qual nos submetemos nessa época propicia a formação de mais radicais livres em nosso organismo, pois o aumento da temperatura corporal além do habitual faz com que nosso corpo se desgasta e trabalhe mais para conseguir manter todas suas funções regularmente, assim, o excesso de sol pode se tornar mais um fator de estresse ao organismo.
Como todos radicais livres, devem ser combatidos com cargas de antioxidantes, pois a atuação livre deles podem afetar o sistema imunológico gerando infecções, aparecimento de vírus, resfriados. Assim, um antioxidante poderoso para fortalecer nosso sistema imune é a Vitamina C. Ela vem sendo associada a efeito protetor contra os radicais livres sob a ação da luz em fluidos ou tecidos oculares.

PROTEÇÃO SOLAR
Cada nutriente ou fitoquímico desempenham funções específicas em nosso corpo, porém há alguns que possuem maior propriedade funcional no que se refere a proteção e prevenção dos prejuízos que podem ser causados pela maior exposição ao sol.
É importante o consumo de vitamina C para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular; a vitamina E que atua de forma sinérgica com a vitamina C na pele; o ômega 3 que mantém a hidratação da pele e tem ação antiinflamatória. O ômega 6 também ajuda na hidratação porque fornece ceramidas que são as gorduras que lubrificam a pele. Essencial uma dieta que contenha polifenóis, presentes no caqui, no chá verde, que aumentam a resistência da pele contra os raios solares. Além, é claro dos alimentos que são ricos em fitonutrientes com ação fotoprotetora como, por exemplo, a luteína presente no espinafre.

Dicas de verão

Como às vezes podemos ser surpreendidos nesta época dependendo do lugar onde vamos, sejam praias, hotéis, viagens, fazendas,entre outros, temos que continuar a manter a saúde. Assim, elaboramos algumas dicas para não descuidar da saúde mesmo longe de casa, pois há opções práticas, saborosas e fáceis de carregar para qualquer lugar!

• Vegetais crus: cenoura baby, tomate cereja, pepino, erva doce;
• Sanduíches naturais;
• Frutas naturais e desidratadas;
• Água de coco;
• Milho verde cozido;
• Sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas);
• Barras de cereais, cookies integrais;
• Torradas integrais e patês;
• Tortas salgadas.

Receita

Antes de se expor ao sol aposte neste suco!

Suco Visaderme
Rendimento: 1 porção
146 cal/porção

2 colheres de sopa de espinafre cru
½ copo de suco de laranja sem açúcar
¼ de cenoura crua
1 colher de sobremesa de semente de linhaça
1 colher de sopa de gérmem de trigo
2 cubos de gelo
Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Sirva a seguir com as pedras de gelo.

Uma deliciosa e prática opção para lanches ou refeições com saladas !

Torta Brasileira
Rendimento: 6 porções
295 cal/porção

3 xíc. de farinha de trigo integral
1 e ½ xíc. de leite desnatado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo de galinha
½ unidade de iogurte natural desnatado
5 unidades de palmito
4 unidades de azeitonas verdes
4 colheres de sopa de milho verde
½ prato de sobremesa de couve manteiga crua
6 tomates
1 cebola
2 colheres de sopa de salsinha
2 colheres de sopa de cebolinha
½ colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá de sal
Modo de Preparo: Massa: Dissolva a farinha de trigo no leite, junte o iogurte natural, o ovo e o sal. Bata tudo no liquidificador. Por último acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente. Reserve.
Recheio: Higienize adequadamente os vegetais. Corte a cebola e o palmito em cubos pequenos. Pique a salsinha, a cebolinha, a couve e as azeitonas. Junte todos os ingredientes do recheio em uma tigela, tempere com sal e azeite de oliva.
Montagem: Coloque a metade da massa sobre um pirex untado, espalhe o recheio delicadamente e por cima acrescente o restante da massa. Decore com os tomates cerejas cortado ao meio. Leve ao forno médio, preaquecido por cerca 30 minutos. Sirva a seguir.

Créditos:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp 11 97334-9847
E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br
Site: www.equilibrionutricional.com.br